quarta-feira, 4 de junho de 2008

O que é moda? What is fashion?

O Blog " Fashion and Attitude " foi criado no intuito de divulgar e discutir tudo que seja relativo á moda e comportamento, com edição de Louis Medeiros ( ver perfil ) , visa levar conhecimento e cultura á todos através do maior veiculo de comunicação, a Internet.

E já que os Blogs são febre no mundo virtual, nada melhor do que aderir a ele!


Let's go: O que é moda?



A moda é uma expressão cultural. Uma linguagem. Os tecidos, os
cortes, as cores, os adereços, os arranjos são signos que identificam
grupos sociais, valores, modos de ser. Claro que, como quase tudo em
nossa sociedade capitalista – música, teatro, cinema, exposições
artísticas etc. –, a moda também faz parte da ciranda do consumo.

A palavra "moda" vem do latim modus, significando "modo", "maneira.
Nada mais é que um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Você pode enxergar a moda naquilo que escolhe de manhã para vestir, nas passarelas do Brasil e do mundo, nas revistas e até mesmo no terno que veste um político ou no vestido da sua avó. Moda não é só "estar na moda". Moda é muito mais do que a roupa.

Moda é comportamento, é a expressão do que se sente através da roupa que se veste, é a expressão dos sentidos no tom da maquiagem que se usa,

ela esta mais presente no seu cotidiano do que se pode imaginar.
A moda, abrange vários setores profissionais, dentre eles os de maior destaque, sempre são as modelos, o estilista e a marca.
Mas, há muito mais do que só estes profissionais, a moda é feita desde o estilista que teve a ideia de criar, até o comprador do produto final já na loja, tudo é um processo extremamente complexo e caro.
Minimamente calculada e planejada, uma nova coleção é um processo trabalhoso e detalhista
desde a estampa , o corte , o modelo da roupa, tudo é estudado, pesquisado e aprovado, envolvendo vários profissionais que contribuem para o produto final que chega as passarelas, e posteriormente ao consumidor nas lojas.
DICAS DE MODA:
Ser modelo é o sonho de quase todos os adolescentes (incluindo os meninos!), mas a realidade, é bem menos "divertida", do que muitos pensam.Aqui algumas dicas pra quem quer começar:
.Certifique-se de que tem mais de 1,72m, as meninas e 1,80m, os meninos, se não tiverem esta altura, as chances de conseguirem seguir carreira são quase nulas.
.Cuide da pele, dos dentes,do corpo e dos cabelos, só procure uma agência se estiver com tudo em ordem, a procura é grande e a menos que você tenha algum diferencial muito bom, os "bookers" (pessoas que vão te entrevistar e decidir seu destino na agência) nem vão perder tempo com você.
.Faça fotos, mas não gaste fortunas em BOOKS (um profissional custa entre R$600,00 e R$2.000,00), pois na grande maioria as vezes, você precisará fazer novas fotos com profissionais da agência, que já estão mais acostumados com a linguagem de moda.
.FUJA!!!! Das agências que só querem te vender um book ou cobrar para te "agenciar", isto não existe, as agências sérias, não cobram taxas de inscrição, elas ganham de 20 a 30 % do valor de seu cachê.
.Não adianta fazer fotos com mãozinha no queixo, dedinho na boca, cabelinho arrumado na cabeleireira que arrumou sua avó pro casamento, ou usar aquelas roupas "de época" no fotógrafo da esquina de sua casa, num bairro de periferia (nada contra eles, apenas são especializados em outro tipo de foto). Quem lida com moda, não vai nem olhar para suas fotos.
As fotos de um book feito por profissional, são produzidas em estúdio e/ou externas, mas com produtores e maquiadores para orientarem, dependendo do caso, existe até uma equipe para produzir e dirigir todo o ensaio (por isso custa caro).
.A linguagem de moda, muda como a própria moda, o que é interessante hoje, pode ser ridículo amanhã, portanto é bom estar sempre atento, preste atenção nas revistas, veja as roupas, a maquiagem, os acessórios e veja o que se adapta a seu estilo e bolso, antes de ir até as agências, a primeira impressão conta muito.
.Se for menor, esteja sempre acompanhado por seus pais ou responsáveis, (converse com eles antes, para que não tenham surpresas), eles podem até se assustar com um cabelo verde aqui, um piercing ali, uma tatuagem num lugar qualquer, mas vão te ajudar a não entrar em roubada.
.Se você conseguiu ...PARABÉNS!!! Prepare-se agora para horas intermináveis de espera, mil pessoas ao seu redor o tempo todo te dizendo o que deve ou não usar, multidões em camarins apertados, muitos nãos e também ...FAMA, DINHEIRO, VIAGENS, CAPAS DE REVISTA, ROUPAS BONITAS...até que vale a pena né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário