sexta-feira, 11 de julho de 2008

Carlos Miele Loja Paris

CARLOS MIELE INAUGURA LOJA NA RUE SAINT-HONORÉ, EM PARIS

Após a celebrada loja no Meatpacking District, em NY, o designer abre sua segunda loja internacional, combinando formas orgânicas com o Barroco francês.

Paris, França – A nova loja de Carlos Miele, assinada pela firma nova iorquina Asymptote Architecture, foi inaugurada no dia 14 de Novembro de 2007, no 380 rue Saint-Honoré. O design da loja de dois andares e 230 metros quadrados foi inspirado na mistura de influências que inclui os mestres brasileiros Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx e seus interesses em afinidades abstratas figurativas, o barroco francês e o Art Nouveau parisiense, tudo harmonizado pela precisão herdada dos novos meios tecnológicos em construção e design. A loja foi projetada para ser uma instalação artística onde moda é uma parte inseparável do todo.

A loja é composta por pedras reconstituídas e laqueadas em branco, e paredes brancas que são suavemente reunidas ou sobrepostas, o que cria uma aparência contínua. Os elementos individuais da loja criam uma consonância musical que consiste na escultura em fibra de vidro, com 30 metros de comprimento, que se estende através do espaço desde da entrada até os provadores no fundo. Ela representa o movimento do corpo humano no espaço e celebra o design da loja como o interior minimalista de uma paisagem de desejo e sensualidade. O espaço funciona como um ambiente fluido e sem cortes, sendo o pano de fundo perfeito para as roupas coloridas e artesanalmente refinadas de Carlos Miele.

Como ambos – o designer e Rashid – possuem um histórico em arte, sua relação inspirou uma conversa entre os mundos aparentemente distantes da moda e da arquitetura. A colaboração se foca na intersecção que estabelece conexões entre paradoxos como o contemporâneo e o tradicional, o real e o virtual, a cultura local e o cosmopolitismo, e a arquitetura high-tech junto a formas orgânicas.

O resultado final é o design da nova loja de Paris, que apresenta a moda como uma experiência artística e arquitetônica. A flagship de Carlos Miele em Nova Iorque, também assinada pela Asymptote, alcança uma dinâmica similar: o celebrado espaço localizado no Meatpacking District recebeu vários prêmios arquitetônicos distintos incluindo dois “A Loja do Ano”. O design da loja foi indicado como o que há de mais novo em design de arquitetura contemporânea em Nova Iorque, e também foi exposto em importantes exibições incluindo a Bienal Internacional de Arquitetura e Design em São Paulo e o Instituto Arquitetônico dos Paises Baixos (NAI), em Roterdã.

Fonte: Assessoria Carlos Miele

Foto: Divulgaçao

Um comentário:

  1. Olá!
    passei por aqui e te segui. O post sobre Carlos Miele me ajudou muito. Obrigada
    Sou de Goiânia e te convido para visitar meu blog.
    Abços
    www.claudilicearagao.blogspot.com

    ResponderExcluir