terça-feira, 28 de outubro de 2008

Contagem regressiva para o Claro Rio Summer

Tudo sobre o mais esperado evento de moda do Brasil, segundo o site Portais da Moda:


O Rio de Janeiro reforça sua vocação lifestyle abrindo o calendário de pré-lançamentos para 2009/2010, com o primeiro evento de moda praia do país, o Claro Rio Summer, que acontece de 5 a 8 de novembro, no Forte de Copacabana.


O idealizador do Claro Rio Summer, Nizan Guanaes, acompanhado de Fernada Abdalla e Robert Forrest . Foto:Claro Rio Summer


Encampado pelo megapublicitário Nizan Guanaes e sua esposa, Donata Meirelles, dona da Daslu, o Claro Rio Summer foi idealizado com a promessa de inserir o Brasil no circuito internacional de moda, com possibilidade ainda de trazer investidores e compradores internacionais.A idéia de Nizan e Donata ganhou força com um time de profissionais com reconhecimento e penetração no mercado internacional, leia-se Carlos de Souza, braço-direito do estilista italiano Valentino por mais de 20 anos, e o consultor inglês Robert Forrest, que tem no portfólio de clientes marcas como Gianbatista Valli, Ungaro, Elizabeth Hurley, Calvin Klein e Armani. Figura prestigiada no circuito internacional da moda, Forrest já atuou como head buyer de lojas como a californiana Maxfield e a londrina Browns. As marcas participantes, selecionadas a dedo por Robert Forrest e Donata Meirelles, juntamente com Carlos Souza e a estilista Lenny Niemeyer, corroboram com a estratégia de abocanhar uma fatia do concorridíssimo mercado internacional.


No line-up do Claro Rio Summer, integram desde a descolada e já estabelecida Osklen, de Oskar Metsavaht, quanto a estreante 284, marca da terceira geração da Daslu, formada por Bernardino, Luciana e Marcella Tranchesi, e que adere ao estilo fast-fashion. O pool de grifes do Claro Rio Summer reúne ainda as tarimbadas Iodice, de Valdemar Iodice, e a Miele, linha mais contemporânea de Carlos Miele, presente em 27 países e importantes lojas de departamentos, como a Intermix, Harrods e Harvey Nichols. Mas é o segmento beachwear que melhor representa o evento, reunindo os sofisticados biquínis da carioca Lenny, os poderosos maiôs de Jo de Mer, os descolados modelitos da Blue Man, as novas estampas da Cia. Marítima, as modelagens inovadoras de Adriana Dregeas, as criações descontraídas da Salinas e até o duas peças mais cobiçado pelas celebridades, o biquíni da Rosa Chá. Incluem ainda no line-up Isabela Capeto, Triya, Raia de Goeye, Totem e Cris Barros, uma das primeiras a confirmar oficialmente sua participação no evento. Em ótima fase, Cris inaugurou recentemente uma loja dentro da Daslu e outra na Rua Vitório Fasano, em frente ao famoso hotel Fasano.


O crescimento do mercado de luxo no Brasil é traduzido até mesmo na linha praia. Que o diga a Lenny. A marca tem representações nos Estados Unidos, Europa e África e também exporta para o Oriente Médio e países da América Latina, além de comercializar seus famosos biquínis em lojas luxuosas, como Velvet Louge e Bergdorf Goodman, entre muitas outras.

A desvelada intenção de mostrar roupas cheias de bossa e com perfume legitimamente nacional faz parte da estratégia de todas as marcas integrantes ao evento. Prova disso é a participação já consolidada da Rosa Chá, Iodice e Carlos Miele na Semana de Moda de Nova York. A Cia. Marítima, por sua vez, marcou presença, no último dia 10, mostrando a força do beachwear brasileiro no ModaLisboa/Estoril (9 a 12 de outubro, em Cascais, charmosa cidade a 30 minutos de Lisboa.


A marca de Benny Rosset incursionou anteriormente na Mercedes-Benz, em Miami. Os modelitos brasileiros mais uma vez confirmaram o sucesso do beachwear nacional em terras estrangeiras.Com foco no mercado internacional, a Rosa Chá apresenta suas charmosas coleções na Semana de Moda de Nova Iorque e desde 2002 vem se estabelecendo no cenário fora do país com franquias. Em dezembro de 2002, abriu a primeira franquia em Lisboa. Um ano depois, inaugurou a segunda franquia em Miami e, em maio de 2007, adentrou o mercado de Istambul. A mais nova investida da Rosa Chá aconteceu há aproximadamente um mês com a abertura da poderosa loja da marca, na West Broadway, em Nova Iorque.


Com investimentos da ordem de R$ 10 milhões, essa primeira edição do Claro Rio Summer já passa a integrar o calendário nacional de eventos do setor divulgado pela Abit - que é a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.Para se ter uma idéia do boom do segmento beachwear, dados divulgados, ano passado, pelo Global Market Review of Swimwear and Beachwear, dão conta da movimentação de US$ 12 bilhões por ano somente na linha praia e verão do mercado internacional.Já o mercado interno brasileiro é o primeiro no consumo de beachwear no mundo: movimentando R$ 2,5 bilhões, o que representa cerca de15% da indústria têxtil nacional, segundo dados da Abit.


As areias cariocas são pura promessa de um cenário perfeito para o Claro Rio Summer pedir passagem, uma vez que o evento contará com tendas montadas para receber, cada uma, 400 e 300 convidados. Todo projeto da B/Ferraz foi idealizado na tentativa de fugir do formato tradicional de sala de desfile e reiterar o mote do evento, que se apoiou no lifestyle carioca.Nizan Guanaes, que é presidente do Grupo ABC pensou em todos os detalhes. Por meio de sua empresa de branding e conteúdo, a N-Idéias, focou todas as atenções em convidados internacionais - compradores de moda e editores das principais publicações internacionais dedicadas ao segmento -, que ficarão hospedados no Fasano. Ao que tudo indica, a Cidade Maravilhosa se transformará na capital da moda, tendo como conviva, inclusive, o famoso estilista italiano Valentino Garavani, além de beldades interplanetárias como Tatiana Santo Domingo, filha do empresário colombiano Júlio Santo Domingo, e seu noivo, Andrea Casiraghi, príncipe herdeiro de Mônaco. Até a toda poderosa Anna Wintour, editora da Vogue América, não está descartada para vir prestigiar o evento, que terá na abertura a música de qualidade e bom gosto do arretado Caetano Veloso.


Já a estilista Adriana Degreas vai desfilar suas belas peças ao som de Bebel Gilberto, que vai cantar ao vivo e a cores, nas varandas do Copacabana Palace Hotel, para 300 convidados escolhidos a dedo. A socialite Carmen Mayrink Veiga será uma das homenageadas no desfile de Adriana.



por Lady Campos, Jornalista de Moda.

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