quinta-feira, 8 de outubro de 2009

The September Issue



Logo que foi anunciado o lançamento do documentário "The September Issue", a imprensa especializada em moda ficou em polvorosa. Com um motivo legítimo: os bastidores da revista de moda mais importante do planeta -- a Vogue US -- só haviam sido mostrados antes na ficção (em "O Diabo Veste Prada"), deixando assim muitas perguntas sem respostas.

O longa-metragem, dirigido por R.J. Cutler, acompanhou a editora Anna Wintour e seu staff ao longo da preparação da edição de setembro de 2007 da revista (a maior da sua história, com 840 páginas). Mais do que um filme sobre a produção de uma revista, September tem como uma de suas premissas dissecar a personalidade de Wintour que, após duas décadas no comando editorial da Vogue US, ganhou alcunhas como "ice queen" e "nuclear winter", ambas devidas à sua suposta personalidade gélida e cruel.

No filme, são acompanhados editoriais de moda, reuniões com presidentes de grifes, além dos lendários encontros de Anna com os estilistas
antes dos desfiles acontecerem. Em duas cenas marcantes, a mera presença de Anna fez estremecer os gigantes Oscar De La Renta e Stefano Pilati que, nervosos, submetem suas coleções ao crivo de Wintour. Ela, sem rodeios, aponta o que gosta e o que não gosta.


A única pessoa que não encolhe na presença de Anna é a diretora criativa da revista,
Grace Coddington. Ex-modelo e profissional "à moda antiga", Grace aparece tanto quanto Anna ao longo do filme, sempre disputando ideias. "Eu sei quando parar de pressioná-la. Mas ela nunca sabe quando parar de me pressionar", conta Grace, que acaba fazendo da equipe de documentaristas os seus cúmplices.

A espinha dorsal do filme é construída a partir do choque entre essas duas forças: a criativa, humana e apaixonada Coddington versus a comercial, ambiciosa e fria Wintour. A linha que separa as duas é tênue, mas pende para um dos lados nos últimos momentos do filme, quando Anna revela, quase sem querer, que ela mesma tem ressalvas quanto à sua profissão. "
Meu irmão é um jornalista político do Guardian, ele é brilhante [...] A minha família... bem, eles se divertem com a minha profissão"

O documentário "
The September Issue" foi exibido no Brasil durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro - e também está na programação de hoje do FilmeFashion, o festival de documentários de moda organizado pela jornalista Alexandra Farah. Ainda não há confirmação de que o filme vá entrar em circuito comercial de salas de cinema - então por enquanto, assista ao trailer abaixo:

Créditos: SPFW Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário